quinta-feira, 10 de março de 2011

A educação dos nossos filhos: tarefa dificil

Ninguém nasce bom ou mau. A educação que recebemos é que vai definir o que seremos, na vida adulta. Do nascimento, até em torno dos 12 anos de idade, quando a personalidade do ser humano está definitivamente formada, tudo aquilo que nos é transmitido, em casa, define o adulto que seremos e, aponta os rumos de nossa vida futura, aliada à nossa herança genética.
O que seremos, o que não seremos, parece incrível, mas é decorrente da educação familiar que tivemos, a partir dos estímulos de nossos pais, passando pela compreensão, pelo carinho, pela ternura, pela repreesão, pelos limites que nos são impostos, pelos gestos de amor com o que nos brindaram a vida.
Os valores que vão fazer parte da personalidade do futuro adulto, devem ser essensialmente lhes ser administrados na idade infantil, dentro da família, especialmente por seus pais.
A escola, com todos os níveis do melhor ensino e padrão que tenham, não conseguem ensinar os valores morais, éticos e humanísticos, que uma boa educação familiar pode dar às crianças, desde a fase mais tenra, até o final da infância, quando a personalidade está basicamente formada.
É necessário que não abdiquemos do nosso direito de ser pais, de ensinar tudo o que sabemos sobre o amor, no sentido mais elevado dessa palavra. Mas, também, é necessário que saibamos por limites nos desejos, nas vontades de nossos filhos guardando-os para que possamos viver suas vidas de adultos, no momento em que foram adultos. Pais que não exercem o direito de tutelar seus filhos acabam sendo vítimas passivas de seus próprios erros.
Crianças que nao conhecem limites, em casa, vão ser traumatizados na rua, no confronto de seus interesses com a vontades de seus semelhantes.  Não esquecendo que o meio exerce uma pressao muda e imensurável, as vezes comportamento coletivo irrefutáveis.
 Lembrando sempre que a melhor forma de educar o seu filho nos dias atuais é utilizar sempre o diálogo, nunca usar da agressão e também nunca deixar faltar a verdade para com ele e na frente dele, maus exemplos geram pessoas más.

Nenhum comentário:

Postar um comentário