quinta-feira, 2 de junho de 2011

Médicos e suas decisões

Uma pesquisa feita pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos constatou que os médicos tomam decisões distintas das que receitam aos seus pacientes. O intuito do estudo era confirmar se os médicos também aderiam com a sua própria saúde, as recomendações que davam aos seus pacientes.

As informações são do site do jornal Estado de S. Paulo e mostram que dentre os testes pedidos aos médicos um deles pedia que respondessem o que recomendariam a um paciente diagnosticado com câncer de cólon. Cerca de 24,5% respondeu que aconselharia o paciente a fazer uma cirurgia com taxa de mortalidade maior, porém com menos efeitos colaterais.

Além dessa opção, os profissionais também poderiam recomendar uma cirurgia que tinha uma taxa de mortalidade menor, mas com a possibilidade de ter que enfrentar uma colostomia, diarreia crônica, obstrução intermitente.

Outros médicos foram orientados a responder o questionário que mostrava a mesma situação, mas, nesse caso, os pacientes eram eles. Nessa situação, a escolha pelo tratamento com maior risco de morte foi de aproximadamente 37%.

O resultado da pesquisa mostra que em algumas circunstâncias, tomar decisões pode reduzir a qualidade das decisões médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário